• ERICA

DICAS DE HIDRATAÇÃO DURANTE PEDAIS DE BAIXA E MÉDIA INTENSIDADE.

Hidratação antes do pedal

A hidratação deve começar muito antes do pedal. O objetivo é a pré-hidratação para iniciar o pedal com o organismo em equilíbrio hidroeletrolítico. Recomenda-se beber água 2 horas antes do exercício, aproximadamente 250 a 500 ml de água.

A hidratação antes do pedal previne ou retarda um possível estado de desidratação, mas não anula a reposição hídrica durante e após o pedal.

A hidratação é fundamental para otimizar o desempenho, manter a saúde e favorecer a qualidade de vida de pessoas ativas.

Para um adulto, por exemplo, a ingestão de água deve ser 35 ml para cada quilograma do peso corporal. Se o seu peso corporal é 55 kg, basta multiplicar por 35 e o resultado será a quantidade diária que seu corpo precisa, ou seja, 1950 ml, neste caso é quase 2 litros de água.

Se um adulto precisa tomar 2 litros de água diariamente para funcionamento do organismo, quanto um esportista precisa tomar? A quantidade diária necessária dependerá da idade, peso, modalidade esportiva, duração, intensidade e condições ambientais.

A prática da atividade física (pedalar) faz com que aumente a temperatura corporal e ocorra a produção do suor excessivo, fazendo com que aconteça a perda de líquido corporal. Então, a necessidade de água será maior que 35 ml por Kg.


Durante o pedal

Tente beber uma média de 130 a 250ml a cada 15 a 20 minutos. Durante treinos longos, recomenda-se levar água de coco, pois possui propriedades que irão te ajudar durante seus treinos. Não esqueça de repor suas energias após duas horas de treino. (Barra de cereais ou fruta da época (laranja, mexerica, maça, pera etc.), tem muitas vitaminas e são doces – o que dá uma carga boa de energia).


Após o pedal

Depois de terminar seu pedal (seja treino ou passeio), o consumo de água deve continuar através de uma ingestão de maneira fracionada. Não adianta ingerir muita água de uma vez só pois a hidratação deve acontecer constantemente e em pequenas doses. Outra dica é: quando se ingere o suficiente de líquido a urina pós atividade física é clara.


USE GARRAFAS TÉRMICAS

As garrafas térmicas não são frescuras e funcionam conservando a temperatura da bebida por mais tempo. Vale também colocar gelo dentro da garrafinha térmica, para fazer com que o efeito dure mais!

Em treinos longos, veja se no quadro de sua bicicleta cabem mais de um suporte para garrafa. Assim você leva o máximo que puder para suportar a carga de treino.

Caso não dê para levar mais de uma garrafa, é hora de pensar em comprar uma mochila de hidratação térmica!

É um erro beber água só quando você sente sede. Nesse ponto, o seu corpo já está desidratado e no limite das reservas de energia. Isso faz com que a fadiga muscular apareça depressa e você fique sem forças para continuar.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo