top of page
  • Foto do escritorERICA

Chapada dos Veadeiros - Goiás - 20/09/22 a 27/09/22

Em companhia de um casal de amigos aposentados em vida plena, Danieli e Egiane, visitamos o Parque Nacional dos Veadeiros. Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001. Alugamos um carro em Brasilia, aeroporto de chegada, de onde viajamos em torno de 220 km até chegar à cidade de Alto Paraiso, a principal cidade e a que oferece as melhores condições para os turistas. Cabe aqui uma menção honrosa ao vilarejo São Jorge, que apresenta boa estrutura turística, e muitas opções gastronômicas. A quantidade de cachoeiras a serem visitadas é tão grande, que os guias locais dizem que em um ano, não é possível visitar tudo.


Dicas:


Hopedagem em Alto Paraiso:

Pousada das Araras. Fomos super bem atendidos, com custo x beneficio excelente.


Restaurantes recomendados em Alto do Paraiso:

Vendinha 1961 - Pastel de palmito com pequi super recomendado.

Risoteria em São jorge: https://www.instagram.com/santocerrado/


Passeios:

Todos os passeios são pagos, exceto o Rio dos Couros que se tornará um Parque. Alguns aceitam cartão de crédito, e outros somente pagamento em dinheiro.


O único passeio que utilizamos guia foi para a cachoeira do Dragão, que é obrigatório e definitivamente necessário. Utilizamos os serviços do guia Gudu telefone 062 9666 3710. O passeio do guia inclui carro 4 x 4, roupa de neoprene, colete. Aconselhamos levar sapatilha de mergulho. Prepare-se para um acess0 de alta exigência fisica de 1500 m e 450 m de altimetria. O guia Gudu é altamente recomendado por nós!


Mas, como tinhamos apenas 7 dias para conhecer a chapada, seguimos o seguinte roteiro:





dia 21: Fazenda São Bento/cachoeiras Almécegase Caminho da Lua



Dia 22: Rio Couros




Dia 23: Vale da lua e Cachoeira do Segredo



Dia 24: parque Nacional Chapada dos Veadeiros.


Dia 25: Cachoeira dos Cristais.



Dia 26: Cachoeira do Dragão,






Dia 27: Loquinhas.




67 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page